.

Pet |
VOCÊ SABIA QUE:
ÁGUA

-- ÁGUA MOLE é aquela que, usando sabão (detergente não vale) produz rapidamente e com facilidade muita espuma. Exemplo; água de chuva.

-- ÁGUA DURA, por sua vez , é aquela que gasta muito sabão e tempo para produzir pouquíssima espuma. Exemplo água do mar

-- A DUREZA da ÁGUA é produzida por sais em solução, principalmente de Cálcio e de Magnésio e pode ser medida usando testes apropriados, facilmente encontrados nas lojas de aquários. Ver tabelas de dureza

-- A DUREZA TOTAL da ÁGUA é a soma da DUREZA PERMANENTE com a DUREZA TRANSITÓRIA. Seu valor na água doce, na maioria das vezes, pode variar de 10 à 300 PPM ( 0,5 à 16 DH) ou mais, Nas águas salgadas, do mar, lagoas e etc., pode passar dos 2.500 PPM (140 DH).

-- A DUREZA PERMANENTE é o resultado da presença de Sulfatos, Cloretos e Nitratos, principalmente de Cálcio e de Magnésio.

-- A DUREZA TRANSITÓRIA é composta por carbonatos e/ou bicarbonatos de Cálcio e de Magnésio, é assim denominada por ser variável de acordo com a quantidade de gás carbônico CO2 presente naquele momento.

-- De uma maneira geral as águas dos trópicos são águas moles enquanto que nas zonas temperadas e nas frias as águas tendem a ser duras.

-- As águas dos países de zonas temperadas e frias são duras porque a quantidade de chuva é relativamente pouca e absorvida pelo solo demora voltar a superfície, enquanto isso vai dissolvendo os minerais presentes.

-- As águas tropicais são moles devido ao grande volume das chuvas o que torna o ciclo absorção - volta a superfície muito mais rápido, além de que os solos tropicais são mais ácidos, quer dizer pobres em calcários.

-- A maior parte da literatura existente no Brasil tem origem de países de clima temperado ou frio, onde o problema é água muito dura, portanto quase não mencionam comportamentos e problemas relativos à água muito mole.

-- Para diminuir a dureza da água, na aquariofilia, costuma-se: Coletar e misturar água da chuva; Usar deionizador ou usar osmose reversa.

-- Para aumentar a dureza transitória - KH - da água basta colocar no aquário um pouco de Calcita, ou Aragonita ou Dolomita, tudo moído e quanto mais fino mais rápido o efeito.

-- Para aumentar a dureza permanente da água basta colocar no aquário um pouco de gesso (Sulfato de Cálcio).

-- Água dura por carbonatos com tendência a ser alcalina, devido ao seu efeito tampão mantém o pH mais estável e difícil de alterar, por isso, pouco tempo depois de alterar o pH com a adição de acidificante ele volta ao nível anterior.

-- Água muito mole pode ter variações violentas no valor do pH, de acordo com o balanço entre O2 CO2. Quando a água está saturada de Oxigênio e sem gás Carbônico, devido por exemplo a muitas algas e vegetais terem absorvido todo CO2 por fotosintesi, o valor do pH passa facilmente de 10, enquanto que no caso inverso, durante a noite, o valor pode descer abaixo de 5

AREIAS

-- Areias médias No 0 e finas No 00 são ótimos substratos para as plantas e para os peixes que se alimentam ou reviram o fundo ( corridoras ) e as finíssimas para os que costumam se enterrar ( arraias ).

-- AREIAS NO 00 para PLANTAS, são de granulação adequada para a maioria das plantas de aquário.

-- AREIA QUARTZOSA FINA é ótima para filtros de leito fluidizado.

-- Areias finas tem a desvantagem de favorecer um ambiente anaeróbio no seu subsolo.