.

Pet |

TROCA IÓNICA


-- A troca iónica é a capacidade que muitas substancias tem de adsorver e trocar ions de um elemento por ions de outro elemento, e se for o caso destrocar ao mudar o equilíbrio do meio em que estão.
-- No nosso caso especifico, se tratando de substratos férteis e semi férteis para aquários, estamos nos referindo aos COLÓIDES orgânicos do HUMO e dos inorgânicos da argila presentes nos mesmos.
-- As micelas são uma característica de qualquer sistema colóidal. São partículas muito pequenas do material original, digamos que sejam um aglomerado de moléculas, quase atingindo o tamanho da divisão molecular e possuem inúmeras cargas elétricas iguais neutralizadas por uma nuvem de ions permutáveis com carga elétrica contraria.
-- Geralmente tem carga negativa se comportando como ânions atraindo, em ordem decrescente de afinidade, os cations H+> Ca++> Mg++> K+> Na+ que tem carga positiva, Evidentemente, alem dos cations desses elementos, outros que estiverem presentes na água do aquário poderão ser adsorvidos.
-- A ligação por ADSORSÃO é fraca, dinâmica e reversível, retira o ion da solução neutralizando-o, até que apareça o de outro elemento de maior afinidade ou seja ABSORVIDO pela raiz de algum vegetal.