.

Pet |

DUREZA DA ÁGUA


-- Dureza, água mole, água dura, termos antigos e um tanto difíceis de entender o porque. Explica-se. Se lavarmos as mãos com sabão ( detergente não serve ) usando água mole, de chuva por exemplo, notaremos uma produção fácil e abundante de espuma e as mãos ficarão lisas e macias. Em contrapartida, se usarmos água dura, do mar por exemplo, em vez de espuma teremos grumos pegajosos e só teremos espuma quando o sabão tiver neutralizado toda substancia endurecedora e as mãos ficarão com a sensação de ásperas e duras.
-- Os sais de Cálcio e/ou de Magnésio que são os maiores responsáveis pela dureza da água, reagem com o sabão sódico comum formando grumos insolúveis de sabão calcário.
-- A DUREZA TOTAL GH da água é formada por dois tipos de dureza.
-- DUREZA PERMANENTE formada principalmente por sulfatos, nitratos, cloretos e fosfatos de Cálcio e Magnésio entre outros.
-- DUREZA TRANSITÓRIA ou CARBONATADA KH formada pelos bicarbonatos de Cálcio e Magnésio produzidos pela ação do gás carbônico livre que associado à água forma acido carbônico.
-- O acido carbônico dissolve os carbonatos de Cálcio e Magnésio formando bicarbonatos solúveis os quais aumentam a DUREZA TRANSITÓRIA . Na escassez ou falta de acido carbônico o bicarbonato volta ao estado de carbonato insolúvel diminuindo a DUREZA TRANSITÓRIA.
-- Nos aquários, dependendo de vários fatores pode acontecer a alternância entre a CALCIFICAÇÃO e a DESCALCIFICAÇÃO BIOLÓGICA com grandes alterações do pH. Quando a água é muito mole o pH pode ficar acido demais chegando a matar os peixes.
-- A DUREZA TOTAL é medida diretamente com o teste colorimétrico apropriado
-- A DUREZA TRANSITÓRIA ou CARBONATADA é medida diretamente com o teste colorimétrico apropriado.
-- Para obter a DUREZA PERMANENTE somos obrigados a deduzir a DUREZA TRANSITÓRIA ou CARBONATADA da DUREZA TOTAL.
-- Na literatura aquarística, dependendo da origem, encontramos referencias a dureza da água expressas em escalas diferentes.
-- Atualmente existem no mercado inúmeros testes colorimétricos de dureza que podem usar qualquer escala de medida, pois existem tabelas de equivalência entre elas.